fbpx
Add Your Tooltip Text Here

o início

O Esporte Clube São Luiz nasceu no dia 20 de fevereiro de 1938, em Ijuí. Tudo começou nas dependências do antigo Salão São Luiz, que pertencia à Paróquia Nossa Senhora da Natividade e se localizava ao lado da Igreja Matriz. Essas dependências eram cedidas ao professor Angelino Alves dos Santos pelo então vigário, padre Pio José Busanello. Por sugestão deste, o time recebeu a denominação de São Luiz, santo que é considerado pela Igreja Católica como protetor da mocidade.

Aliando prática esportiva com os estudos, o professor Angelino começou a atrair a atenção dos jovens da cidade. Assim ele conseguia garantir frequência dos alunos às aulas, oferecendo também a oportunidade destes rapazes jogarem futebol. Trilhando este caminho é que o Rubro foi se transformando em um clube de futebol.

O primeiro jogo do time que se tem registro aconteceu em 10 de agosto do mesmo ano de fundação, segundo o Correio Serrano, edição de 10 de agosto de 1938. Foi disputado contra o Esporte Clube Gaúcho, da Linha 8 Leste, no campo do “19 de Outubro” e foi vencido pelo São Luiz por 3 a 1. A equipe desde os primórdios entrava em campo vestindo vermelho e branco.

83 anos de história

Há mais de 80 anos o São Luiz vem trazendo alegria aos torcedores e engrandecendo o futebol Gaúcho, tendo conquistado muitos títulos locais, regionais e estaduais, também disputando campeonatos nacionais ao longo da sua história. Tem no currículo, ainda, amistosos com a Seleção Brasileira e o Penharol, do Uruguai, não perdendo nenhum deles. Projetou grandes jogadores para o futebol brasileiro e figura na elite do futebol do Rio Grande do Sul há anos, protagonista de algumas lindas campanhas de acesso. Dentre os títulos, alguns destacam ainda mais: a Copa Galego em 1997, da Copa Mais Fácil em 1999 e o Campeonato do Interior de 2013, além dos já mencionados acessos de Gauchão ao longo das últimas décadas, entre outros títulos.

Um clube de todos, construído e levado adiante pelos membros da comunidade, abnegados que são apaixonados pelo São Luiz e por futebol, que não medem esforços para buscarem conquistas e manter viva a chama do esporte no interior do Estado, principalmente na região Noroeste, a casa do time. Rubro: nosso clube, nossa paixão! 

TÍTULOS

ESTADUAIS
3X - DIVISÃO DE ACESSO
1X - CAMPEÃO DO INTERIOR/RS
1X - COPA GOVERNADOR DO ESTADO
1X - COPA PEDRO CARNEIRO PEREIRA
1X - COPA GALEGO
1X - COPA MAIS FÁCIL
TORNEIOS INTERNACIONAS
1X - COPA DOS GAÚCHOS
Add Your Tooltip Text Here

SÍMBOLO

O MASCOTE: ZANGÃO

hino do esporte clube são luiz

Letra: Carlos Alberto Litti Dahmer
Música: Antônio Olesiak 

O futebol une a nossa gente

Sempre na mesma emoção

Glorioso São Luiz

Clube do meu coração

Ijuí, terra das etnias

De um povo bravo e forte

Sempre lutando com raça

Pelo bem do nosso esporte

Avante, São Luiz, avante

Alvirrubro guerreiro

A nossa torcida inflama

Este Rio Grande inteiro (2x)

A terra vermelha matiza

Na cor do teu belo brasão

E a valentia do nosso povo

Contagia o teu pavilhão

Nas águas divinas do Ijuí

Batizo a minha esperança

De te ver glorioso São Luiz

Trilhando vitória e pujança

Avante, São Luiz, avante

Alvirrubro guerreiro

A nossa torcida inflama

Este Rio Grande inteiro (3x)