Identidade

Valores

Respeito, esforço, ambição, trabalho em equipe e humildade são os cinco valores principais que definem o espírito do Esporte Clube São Luiz

RESPEITO
Respeito pelo próximo é um dos requisitos básicos da vida democrática e da capacidade de viver em sociedade. Afeta o indivíduo e tem dimensão social e coletiva. O respeito é parte fundamental do esporte, pois o esporte gera situações de tensão que precisam ser resolvidas quase que instantaneamente. É necessário, portanto, acima de regras e normas, que este valor esteja presente de forma a garantir um relacionamento cordial e correto entre as pessoas. No esporte, o respeito é necessário em situações semelhantes àquelas em que é exigido na sociedade em geral, mas a intensidade do momento implica que a presença ou ausência de respeito pode ser muito óbvia e pode afetar o desenvolvimento da situação ou evento.

ESFORÇO
Existem muitos modelos sociais que evitam o esforço e defendem a sorte, o oportunismo e o triunfo imediato. No entanto, o esforço é um valor que pode nos levar a alturas impensáveis ​​e nos levar a atingir metas e objetivos que outras vezes podem parecer distantes ou inacessíveis. Dedicação, rigor, constância, sacrifício e perseverança dão frutos, enquanto a sorte e a busca por uma vitória rápida são muitas vezes fugazes e momentâneas. Note-se que, na escola, os professores há muito vêm promovendo a cultura do esforço como veículo do desenvolvimento acadêmico e da realização pessoal, o que ajuda a construir novos modelos sociais.

AMBIÇÃO
Ambição é o desejo de alcançar o máximo desempenho e fazer as coisas não apenas bem, mas também o que for viável e melhorar a cada dia. Este valor é aplicável tanto a indivíduos quanto a grupos. Envolve o uso de uma teia de valores tão variados quanto excelência, paciência, disciplina, ordem, motivação e responsabilidade. Com efeito, a ambição invoca e exige um amplo sistema de valores e, por sua vez, está relacionada com um trabalho bem executado, esforço e rigor. Em relação às metas, a ambição é provavelmente a forma mais segura de alcançá-las, pois é o impulso de crescer.

TRABALHO EM EQUIPE
O trabalho em equipe implica que o sujeito faça parte de um grupo e que, como membro do mesmo, torne-se um elemento ativo que atua em prol do todo (às vezes até para determinar sua própria individualidade). São inegáveis ​​os benefícios de saber que você faz parte de uma equipe e isso exige o aprendizado e a acentuação de muitos outros valores.

HUMILDADE
Muitas vezes, quando os atletas, e as pessoas em geral, alcançam os objetivos que se propuseram, começam a se sentir superiores em termos físicos, morais, econômicos e outros, e isso os leva a esquecer certos valores que muito provavelmente os ajudaram a alcançá-los objetivos próprios: esforço, perseverança, autocontrole, etc. Todos sabemos como o EC São Luiz tem lidado com as vitórias, empates e derrotas dos últimos anos, e como sempre mostrou humildade (e também valores como esforço, rigor, responsabilidade e outros ) para ganhar respeito em campo, entre seus oponentes e, em geral, de todos. A humildade provavelmente consiste em saber ser claro sobre os próprios valores, mantê-los e defendê-los mesmo em situações em que você é claramente superior e tem mais sucesso.