Museu do Rubro

São Luiz 1973 (Acesso à Elite)

No ano de 1973 o São Luiz subiu pela primeira vez para a elite do futebol gaúcho, na época chamado de Campeonato da Divisão Especial. Na foto, em pé, da esquerda para a direita: Antônio Alves de Souza Quevedo (vice-presidente), Élvio Silveira (médico), Ricardo, Carlinhos, Juarez, Jair, Saul, Nico, Tomé, Lourival, Renato, Rodolfo Ghizzoni (técnico), João Paiva (relações públicas) e Armindo Pydd (presidente), e agachados, na mesma ordem, Papico, Ariovaldo, Guto, Maurinho, Ivan Cardoso, Raul, Hélio, Nei, Luís Marinho e José Grübert (massagista).

São Luiz: 1973

Time do São Luiz que enfrentou o Grêmio de Porto Alegre no dia 1o. de maio de 1973, "Dia do Trabalhador", e da inauguração das novas arquibancadas de madeira. Foto é reprodução da edição do Jornal da Manhã, 02/05/1973.

Técnico e jogador ao mesmo tempo no São Luiz, em 1939

Por Ademar C. Bindé

 

Este time do São Luiz, com uma de suas formações do ano de 1939, tinha como jogador e técnico Antônio Alves de Souza Quevedo, o Conde (nº 2) e o garoto Augusto Domingues (nº 11), junto com os demais: Avelino (1), Juracy Fanfa (3), Walfredo Fonseca (4), Lude Bührer (5). Ludwig Reichardt (6), Pedrinho Trindade (7), Júlio Eichelberg (8), Jarbas Assumpção Soares (9) e João Fonseca (10). Foto: Acervo particular.

 

 

Um atleta que tivesse um pouco mais de liderança sobre os demais era aquele que escalava o time e ao mesmo tempo se escalava para jogar.

Quando começamos as pesquisas para escrever o nosso livro “O Futebol em Ijuí”, os registros que encontramos sobre as diretorias dos primeiros clubes organizados na cidade ou da formação de seus times não faziam menção a quem era o técnico ou treinador.

Por exemplo, o Sport Club Riograndense, que foi um dos primeiros clubes organizados em Ijuí, na formação de sua diretoria no ano de 1925 tinha como capitão geral Dary Kurt. Ele era jogador do time e presumivelmente também aquele que escalava seus companheiros, comandando assim dentro e fora do campo.

Não era diferente o que acontecia no Sport Club Oriental. Na formação de sua diretoria no ano de 1920, o capitão geral era o Max Steglich (que continuou nessas funções pelo menos até 1925),  o 1º capitão era Rodolfo Verri e o 2º capitão Frederico Fösch (este depois sucedido por Ernesto Goelzer).

Essa situação não se modificou quando aconteceu a fundação do Esporte Clube São Luiz em 20 de fevereiro de 1938. Logo no início o professor Angelino Alves dos Santos, seu fundador, deve também ter exercido as funções daquele que escalava o time.

 

Leia mais...

Patrocinadores Oficiais


ESPORTE CLUBE SÃO LUIZ


Rua 24 de Fevereiro, 68 - Centro

Cep: 98700-000 - Ijuí/RS

Fone geral: (55) 3333-0287

Banco de Imagens

RUBRO TV

Copyright © Esporte Clube São Luiz 2017

Site administrado por: Ijuicomp