Nota Oficial – Atividades do clube no segundo semestre de 2017

Em reunião realizada na noite desta terça-feira (20), a diretoria executiva do Esporte Clube São Luiz deliberou sobre a decisão de não manter atividades de futebol profissional no período que compete ao segundo semestre de 2017, sob as seguintes argumentações:

1)      Regularidade Fiscal do clube: Em reunião realizada nesta segunda-feira (19) na sede da Federação Gaúcha de Futebol, em Porto Alegre, o presidente do São Luiz Pedro Pittol, foi informado sobre a necessidade de manter-se fiscalmente regularizado e sem pendências financeiras com a união, estado e município, sob pena de ser impedido de realizar campeonatos vinculados a CBF (Confederação Brasileira de Futebol). No momento o clube não possui as negativas necessárias para esta regularidade fiscal, devendo haver um esforço para esta resolução até o início do Campeonato Gaúcho de 2018.

2)      Regularização e adequação do PPCI e alvarás: O clube foi informado pela FGF, na mesma agenda citada acima, sobre a necessidade de entrega de todos os alvarás e planos de prevenção (Bombeiros e Brigada Militar) até dezembro de 2017, sob pena de não poder realizar atividades no estádio 19 de outubro. Os documentos que o clube detém atualmente possuem validade até março de 2018, porém já existe um compromisso de adequações firmado e que para sua renovação deverão acontecer diversos investimentos no estádio 19 de outubro. Ou seja, para que o clube consiga renovar toda a documentação em tempo hábil, estes investimentos deverão ser antecipados para o segundo semestre.

3)      Gramado do estádio: Já está sendo operacionalizada uma grande obra de reconstrução de toda a estrutura de campo do estádio 19 de outubro. Esta reestruturação passará pela remoção do atual gramado, construção de um moderno sistema de drenagem, construção de um moderno sistema de irrigação, elevação do campo, redimensionamento do campo e plantio do gramado em padrão internacional. Esta obra deverá iniciar já na primeira quinzena de julho, estender-se até setembro (quando acontecerá o plantio do gramado), finalizando em dezembro para a realização da pré-temporada. Um investimento previsto de R$ 180.000,00.

4)      Melhorias gerais nas estruturas do estádio: Além da substituição do gramado, diversas melhorias devem ser realizadas na estrutura do estádio, que por muitos anos foram deixadas de lado, como: Melhoria no vestiário, nos banheiros, no túnel de acesso ao campo, na sala da imprensa, cabines, acessos ao estádio, estrutura administrativa, instalações, caixas d´agua, copas e principalmente na cobertura do pavilhão. Um investimento previsto de R$ 120.000,00.

5)      Histórico deficitário do campeonato: Para a disputa do campeonato do segundo semestre, a FGF compromete-se com o pagamento das taxas de inscrição e arbitragem, ficando sob responsabilidade do clube todos os demais custos que envolvem a realização de futebol como: salários de atletas, comissão técnica e staf, alimentação, viagens, estadias, custos com lavanderia, cozinheira, alugueis, materiais de uso, medicamentos, suplementos e demais despesas mínimas para a manutenção de uma equipe de futebol. Tendo em vista os possíveis adversários e a distância geográfica perante a Ijuí, estima-se um custo aproximado de R$ 300.000,00 para participação efetiva no torneio, valor que não está previsto no orçamento do clube para 2017 e nem sob a mais otimista previsão poderia ser levantado neste período, com este cenário.

Diante de todos os motivos apresentados, entendendo a euforia que se criou em torno da excelente campanha realizada pelo Rubro neste ano, a diretoria executiva do clube, de forma unanime decidiu que deverá ser priorizado as questões estruturais e de planejamento do clube e que a continuidade das atividades de futebol neste ano seria irresponsável pelo ponto de vista de gestão autossustentável, deliberando sobre a não continuidade das atividades de futebol profissional para o segundo semestre.

A direção do clube entende que este é o momento para reestruturação e preparação do clube para novos desafios a partir de 2018. Desafios que partem pela manutenção da permanência na elite do futebol gaúcho, com responsabilidade e que alcem novos caminhos para disputa de torneios maiores e de nível nacional.

Por fim, convidamos a toda a comunidade, torcedores e associados para que permaneçam abraçados ao nosso Rubro, pois embora não tenhamos bola rolando na baixada, o nosso segundo semestre promete ser tão intenso quando o que vivemos até o momento.

Atenciosamente,

Diretoria Executiva