O Clube

NOSSA HISTÓRIA

O Esporte Clube São Luiz nasceu no dia 20 de fevereiro de 1938, em Ijuí. Tudo começou nas dependências do antigo Salão São Luiz, que pertencia à Paróquia Nossa Senhora da Natividade e se localizava ao lado da Igreja Matriz. Essas dependências eram cedidas ao professor Angelino Alves dos Santos pelo então vigário, padre Pio José Busanello. Por sugestão deste, o time recebeu a denominação de São Luiz, santo que é considerado pela Igreja Católica como protetor da mocidade.
Aliando prática esportiva com os estudos, o professor Angelino começou a atrair a atenção dos jovens da cidade. Assim ele conseguia garantir frequência dos alunos às aulas, oferecendo também a oportunidade destes rapazes jogarem futebol. Trilhando este caminho é que o Rubro foi se transformando em um clube de futebol.
O primeiro jogo do time que se tem registro aconteceu em 10 de agosto do mesmo ano de fundação, segundo o Correio Serrano, edição de 10 de agosto de 1938. Foi disputado contra o Esporte Clube Gaúcho, da Linha 8 Leste, no campo do "19 de Outubro" e foi vencido pelo São Luiz por 3 a 1. A equipe desde os primórdios entrava em campo vestindo vermelho e branco.
Há mais de 80 anos o São Luiz vem trazendo alegria aos torcedores e engrandecendo o futebol Gaúcho, tendo conquistado muitos títulos locais, regionais e estaduais, também disputando campeonatos nacionais ao longo da sua história. Tem no currículo, ainda, amistosos com a Seleção Brasileira e o Penharol, do Uruguai, não perdendo nenhum deles. Projetou grandes jogadores para o futebol brasileiro e figura na elite do futebol do Rio Grande do Sul há anos, protagonista de algumas lindas campanhas de acesso. Dentre os títulos, alguns destacam ainda mais: a Copa Galego em 1997, da Copa Mais Fácil em 1999 e o Campeonato do Interior de 2013, além dos já mencionados acessos de Gauchão ao longo das últimas décadas, entre outros títulos.
Um clube de todos, construído e levado adiante pelos membros da comunidade, abnegados que são apaixonados pelo São Luiz e por futebol, que não medem esforços para buscarem conquistas e manter viva a chama do esporte no interior do Estado, principalmente na região Noroeste, a casa do time. Rubro: nosso clube, nossa paixão! 

NOSSO HINO


Letra: Carlos Alberto Litti Dahmer Música: Antônio Olesiak  
 
O futebol une a nossa gente
Sempre na mesma emoção
Glorioso São Luiz
Clube do meu coração
Ijuí, terra das etnias
De um povo bravo e forte
Sempre lutando com raça
Pelo bem do nosso esporte
Avante, São Luiz, avante
Alvirrubro guerreiro
A nossa torcida inflama
Este Rio Grande inteiro (2x)
A terra vermelha matiza
Na cor do teu belo brasão
E a valentia do nosso povo
Contagia o teu pavilhão
Nas águas divinas do Ijuí
Batizo a minha esperança
De te ver glorioso São Luiz
Trilhando vitória e pujança
Avante, São Luiz, avante
Alvirrubro guerreiro
A nossa torcida inflama
Este Rio Grande inteiro (3x) 

IDENTIDADE RUBRO

Respeito, esforço, ambição, trabalho em equipe e humildade são os cinco valores principais que definem o espírito do Esporte Clube São Luiz
RESPEITO
Respeito pelo próximo é um dos requisitos básicos da vida democrática e da capacidade de viver em sociedade. Afeta o indivíduo e tem dimensão social e coletiva. O respeito é parte fundamental do esporte, pois o esporte gera situações de tensão que precisam ser resolvidas quase que instantaneamente. É necessário, portanto, acima de regras e normas, que este valor esteja presente de forma a garantir um relacionamento cordial e correto entre as pessoas. No esporte, o respeito é necessário em situações semelhantes àquelas em que é exigido na sociedade em geral, mas a intensidade do momento implica que a presença ou ausência de respeito pode ser muito óbvia e pode afetar o desenvolvimento da situação ou evento.
ESFORÇO
Existem muitos modelos sociais que evitam o esforço e defendem a sorte, o oportunismo e o triunfo imediato. No entanto, o esforço é um valor que pode nos levar a alturas impensáveis ​​e nos levar a atingir metas e objetivos que outras vezes podem parecer distantes ou inacessíveis. Dedicação, rigor, constância, sacrifício e perseverança dão frutos, enquanto a sorte e a busca por uma vitória rápida são muitas vezes fugazes e momentâneas. Note-se que, na escola, os professores há muito vêm promovendo a cultura do esforço como veículo do desenvolvimento acadêmico e da realização pessoal, o que ajuda a construir novos modelos sociais.
AMBIÇÃO
Ambição é o desejo de alcançar o máximo desempenho e fazer as coisas não apenas bem, mas também o que for viável e melhorar a cada dia. Este valor é aplicável tanto a indivíduos quanto a grupos. Envolve o uso de uma teia de valores tão variados quanto excelência, paciência, disciplina, ordem, motivação e responsabilidade. Com efeito, a ambição invoca e exige um amplo sistema de valores e, por sua vez, está relacionada com um trabalho bem executado, esforço e rigor. Em relação às metas, a ambição é provavelmente a forma mais segura de alcançá-las, pois é o impulso de crescer.
TRABALHO EM EQUIPE
O trabalho em equipe implica que o sujeito faça parte de um grupo e que, como membro do mesmo, torne-se um elemento ativo que atua em prol do todo (às vezes até para determinar sua própria individualidade). São inegáveis ​​os benefícios de saber que você faz parte de uma equipe e isso exige o aprendizado e a acentuação de muitos outros valores.
HUMILDADE
Muitas vezes, quando os atletas, e as pessoas em geral, alcançam os objetivos que se propuseram, começam a se sentir superiores em termos físicos, morais, econômicos e outros, e isso os leva a esquecer certos valores que muito provavelmente os ajudaram a alcançá-los objetivos próprios: esforço, perseverança, autocontrole, etc. Todos sabemos como o EC São Luiz tem lidado com as vitórias, empates e derrotas dos últimos anos, e como sempre mostrou humildade (e também valores como esforço, rigor, responsabilidade e outros ) para ganhar respeito em campo, entre seus oponentes e, em geral, de todos. A humildade provavelmente consiste em saber ser claro sobre os próprios valores, mantê-los e defendê-los mesmo em situações em que você é claramente superior e tem mais sucesso.

NOSSA TORCIDA

Fanáticos da Geral, uma nova força alvirrubra.
As conquistas do Esporte Clube São Luiz no terreno esportivo sempre contaram com a participação e o incentivo dos seus torcedores. Mas foi a partir do Campeonato Gaúcho da 2ª Divisão, no ano de 2005, que uma nova força começou a ganhar contornos mais fortes e gradativamente foi conquistando espaço nas arquibancadas do Estádio 19 de Outubro.
No início era um pequeno grupo de uns 20 jovens apaixonados pelo São Luiz que marcavam presença nas gerais em dias de jogos, aplaudindo e incentivando os atletas dentro do campo. Logo eles criaram uma identidade com o clube e assim nasceu uma torcida organizada, que ganhou a denominação de Fanáticos da Geral, pois era aquele setor do estádio que o grupo ocupava.
Com o passar dos anos e o andamento dos campeonatos, gradativamente mais torcedores foram se identificando com o grupo. Assim, na atualidade a Fanáticos da Geral conta com centenas de integrantes, entre crianças, jovens e adultos de ambos os sexos e até idosos. Em dias de jogos do São Luiz em Ijuí, a Fanáticos da Geral é a responsável por cobrir de vermelho e branco as arquibancadas da geral do 19 de Outubro, entoar cânticos de apoio ao time e animar os demais torcedores com sua Banda instrumental.
No ano de 2013 a Fanáticos da Geral consolidou seu nome na história do Esporte Clube São Luiz, através de marcante participação na campanha que levou o time a conquista do título de Campeão do Interior e ao mesmo tempo que, como torcida organizada, ganhou projeção a nível estadual, através dos meios de comunicação, que exaltaram a forca e o apoio vindos das arquibancadas. 

DIRETORIA EXECUTIVA 2024-2026

Vilson Emílio Hepp

Presidente Executivo

Leonel Castagna

1º Vice Presidente

Elvis Dörtzbacher

2º Vice Presidente

Levi Júnior Bidinoto

Vice Presidente Administrativo e Social

Juliano Fuhrmann Wagner

Diretor Administrativo e Social

Geovana Caroline dos Santos da Rosa

Diretora Administrativa e Social

Adércio Luís Arenhardt

Vice Presidente Financeiro

Augusto Rieger Lucchese

Diretor Financeiro

Lucas Eduardo Dornelles

Vice Presidente de Marketing e Comunicação

Douglas Coppetti

Diretor de Marketing e Comunicação

Andréia Amorim dos Santos

Diretora de Eventos e Relacionamento

Caroline Tambara

Diretora de Marketing e Parcerias

Alex Silveira de Mello

Vice Presidente de Futebol

Tiago Stragliotto

Diretor Executivo de Futebol

Evandro Britto

Diretor de Futebol

Luana Weber Hartmann

Diretora de Futebol

Eder Evandro Koch

Vice Presidente de Patrimônio

Luciano Steidl

Diretor de Patrimônio

Paulo César Girardi

Vice Presidente Jurídico

Pedro Malheiros

Assessor Jurídico

Evandro Antonello

Diretor de Categorias de Base

Régis Mergen

Diretor de Categorias de Base