FGF realiza em Ijui a campanha “Protocolo Zero, fim de jogo para o Racismo”

  • 5 de fevereiro de 2025
20250204_180546

O presidente da Federação Gaúcha de Futebol, Luciano Hocsman, encontra-se Ijui desde ontem,04, divulgando as ações da campanha “Protocolo Zero, fim de jogo para o racismo”. Em coletiva à imprensa, Hocsman disse que racista não pode comparecer a um estádio de futebol.

A campanha nesta noite, antes do jogo entre São Luiz x Pelotas, que acontece as 21h30min no estadio 19 de Outubro, terá diatribuição de materias com informações diversas. O projeto da FGF tem apoio da ODABÁ- Associação de Afroempreendedorismo, que busca combater todas as formas de racismo no futebol gaúcho e promover uma mudança cultural duradoura.

Hocsman explicou que quando um ato de racismo ocorre durante uma partida, o protocolo Zero é ativado e ocorrem os seguintes procedimentos:
1.O jogo é paralisado;
2.Agressor é identificado e levado para a delegacia;
3.A arbitragem registra o ocorrido em súmula;
4.S Comissão interdisciplinar do projeto entra em contato com a vítima para prestar assiatência.

Para hoje desta noite, o ex-zagueiro Eduardo, do São Luiz, fará parte da ação contra o racismo. Os jogadores do São Luiz vão entrar em campo com camisa e boné da referida campanha.