A noite do dia 28 de fevereiro de 2024 reservava algo muito especial para o São Luiz. Jogando em casa contra o Grêmio, o clube levantou a taça da Recopa Gaúcha pela primeira vez em sua história, nessa que foi a 11ª edição da competição. É o terceiro título do Rubro em um período de pouco mais de dois anos.
O técnico Alessandro Telles escalou Raul; João Vitor, R. Thalheimer, Wesley e Márcio Duarte; Lucas Hulk, Felipe Baiano e Ramires: Leandro Córdova, Gabriel Morbeck e Lucas Souza.
O primeiro tempo foi de um jogo muito agitado, com boas chances para os dois lados. Aos 10 minutos, a primeira do Rubro, em um cruzamento rasteiro que atravessou a área, porém sem a finalização da jogada.
Aos 30, em jogada individual, João Vitor deixou pra trás a marcação de Nathan Fernandes e chutou na entrada da área. A bola passou à centímetros do travessão.
No último minuto do primeiro tempo, João Vitor carrega a bola até o fundo, cruza rasteiro novamente e Bruno Uvini desvia e faz gol contra, para a explosão da torcida Alvirrubra na Baixada.
Nos últimos 45 minutos a equipe dominou totalmente o adversário, tendo duas grandes chances logo com cinco minutos.
A primeira, em um lançamento absurdo de Lucas Souza, Borasi ganha na corrida da marcação, recebe na entrada da área e marca o que seria o segundo gol, porém, assim como foi em outros jogos durante o Gauchão, o bandeirinha erroneamente assinala o impedimento. Aos cinco minutos, João Vitor, um dos personagens do jogo, chuta cruzado dando mais um susto na equipe gremista.
Aos 22, Márcio Duarte faz um cruzamento fechado e a bola engana o goleiro Caíque, que estava adiantado, obrigando-o a fazer a uma dificílima defesa. Minutos depois, em uma jogada de cinema na ponta direita, Borasi deixa o marcador no chão, levanta a cabeça e cruza de três dedos para Gabriel Pereira fazer o 2 a 0.
A partir daí o time passou a administrar o resultado, fazendo com que a torcida levantasse até um grito de olé. Ainda deu tempo de quase sair o terceiro, em uma jogadaça de Yan Philippe, que chutou na gaveta, onde Caíque foi buscar de mão trocada.
Após o apito final, a festa de todo elenco e comissão técnica foi gigante. Alegria estampada no olhar de cada um presente.
O capitão Ricardo Thalheimer e o Presidente Vilson Hepp receberam a taça do Presidente da FGF, Luciano Hocsmann, e a ergueram na frente da nossa torcida. São Luiz Campeão da Recopa Gaúcha 2024!
A última rodada do Campeonato Gaúcho acontece nesse sábado, às 16h30. O Rubro enfrenta o Santa Cruz, no Estádio 19 de Outubro, e conta com o apoio do torcedor!
Por Inácio Mastella, estagiário da Assessoria de Imprensa