A campanha da Copa FGF 2022 do São Luiz contou com 5 jogos na fase classificatória, destes, 5 vitórias, 18 gols favoráveis e apenas 3 sofridos. Classificando assim em primeiro do grupo com a melhor campanha.
Nas oitavas com jogo único o São Luiz encarou um velho conhecido, a S.E.R Santo Ângelo, que em Ijuí surpreendeu o Rubro abrindo o placar, mas o time treinado por Wiliam Campos, com paciência, empatou, virou e venceu por 3 a 1. Nas quartas de final o Índio Capilé, com a decisão em Ijuí. O São Luiz trouxe de São Leopoldo o resultado favorável de 1 x 0 e garantiu em casa vencendo o Aimoré por 2 a 1, classificando para enfrentar o Grêmio na semifinal da competição.
Com o Grêmio, o São Luiz foi valente e buscou o empate em Eldorado do Sul, final 1 a 1, deixando a decisão para Ijuí. Na volta no estádio 19 de Outubro, outro empate em 1 a 1 e a decisão por pênaltis, onde o Rubro venceu por 4 a 2.
A grande final trouxe um enredo diferente, o Passo Fundo com seus méritos tinha a vantagem e levou a decisão para sua casa, o São Luiz não havia passado por isso na Copa FGF até aquele momento. No primeiro confronto fez um bom resultado em casa e venceu por 3 a 1 em Ijuí, a viagem a Passo Fundo era em busca de um empate para levantar a taça inédita. Com o apoio da torcida que viajou em grande número para Passo Fundo, o São Luiz venceu mais uma vez, 2 a 1, colocando de vez as duas mãos na taça da Copa FGF – Tarciso Flecha Negra.
Com o título, a vaga para a Copa do Brasil 2023, além da oportunidade de disputar o título da Recopa Gaúcha diante do Grêmio, que foi o vencedor do Gaúchão 2022.
Os artilheiros do São Luiz na competição foram os atacantes Édipo Muniz (19), com 6 gols, João Felipe Proscinski Giaccomoni (9), também com 6 gols, e Lucas Vinicius Santos Bernardin (11), com 5 gols.
Ao todo na competição o São Luiz realizou 12 jogos, sendo 10 Vitórias e 2 empates, marcou um total de 31 gols, sofreu 9 e conquistou o título da Copa FGF 2022 invicto.