O Esporte Clube São Luiz nasceu no dia 20 de fevereiro de 1938, em Ijuí. Tudo começou nas dependências do antigo Salão São Luiz, que pertencia à Paróquia Nossa Senhora da Natividade e se localizava ao lado da Igreja Matriz. Essas dependências eram cedidas ao professor Angelino Alves dos Santos pelo então vigário, padre Pio José Busanello. Por sugestão deste, o time recebeu a denominação de São Luiz, santo que é considerado pela Igreja Católica como protetor da mocidade.
Aliando prática esportiva com os estudos, o professor Angelino começou a atrair a atenção dos jovens da cidade. Assim ele conseguia garantir frequência dos alunos às aulas, oferecendo também a oportunidade destes rapazes jogarem futebol. Trilhando este caminho é que o Rubro foi se transformando em um clube de futebol.
O primeiro jogo do time que se tem registro aconteceu em 10 de agosto do mesmo ano de fundação, segundo o Correio Serrano, edição de 10 de agosto de 1938. Foi disputado contra o Esporte Clube Gaúcho, da Linha 8 Leste, no campo do “19 de Outubro” e foi vencido pelo São Luiz por 3 a 1. A equipe desde os primórdios entrava em campo vestindo vermelho e branco.
86 anos de história
Há mais de 80 anos o São Luiz vem trazendo alegria aos torcedores e engrandecendo o futebol Gaúcho, tendo conquistado muitos títulos locais, regionais e estaduais, também disputando campeonatos nacionais ao longo da sua história. Tem no currículo, ainda, amistosos com a Seleção Brasileira e o Penharol, do Uruguai, não perdendo nenhum deles. Projetou grandes jogadores para o futebol brasileiro e figura na elite do futebol do Rio Grande do Sul há anos, protagonista de algumas lindas campanhas de acesso. Dentre os títulos, alguns destacam ainda mais: a Copa Galego em 1997, da Copa Mais Fácil em 1999, o Campeonato do Interior de 2013, além do Bicampeonato da Copa FGF (2022 e 2023) e da Recopa Gaúcha em 2024.
Um clube de todos, construído e levado adiante pelos membros da comunidade, abnegados que são apaixonados pelo São Luiz e por futebol, que não medem esforços para buscarem conquistas e manter viva a chama do esporte no interior do Estado, principalmente na região Noroeste, a casa do time. Rubro: nosso clube, nossa paixão!